Poesias,Cordéis e musicas

Mensagem ao povo nordestino


"Nossos irmãos conterrâneos,
nordestino e que aguenta,
em quaisquer subterrâneos,
entrar quando tempo esquenta,
eles entram pelos canos 
Pernambucanos, baianos
troncos barrancos sustenta...







Eu trabalhei,trabalhei !


Se você quiser saber 
como é que eu aqui cheguei?...
eu trabalhei,trabalhei,trabalhei!...
(bis)


Trabalhei numa pedreira 
fui servente de pedreiro 
fui ferreiro,carpinteiro
conservei meu pau pereira...


Eu trabalhei,trabalhei,trabalhei!
Eu trabalhei ,trabalhei,trabalhei!...




Se você quer saber...(bis)


Fui peão de boiadeiro
no campo fui lavrador!
metalúrgico,funileiro
sou homem trabalhador!... 


Eu trabalhei,trabalhei,trabalhei...
Eu trabalhei,trabalhei,trabalhei!  


Se você quiser saber...(bis)


Por que eu canto


Por que tanto pranto 
se existe um sol
por que é que eu canto
-como o Rouxinol


Por que é que canto
superando o pranto 
de quem vive só...


Por que o meu canto
lenimento santo
é vida e é "pó".


Não há nada pra espanto 
se na vida eu canto 
sem nenhum temor...


Transformando a vida 
     na coisa querida  (bis)
que é o mais puro amor.

5 comentários

Guto em 5 de dezembro de 2011 às 08:52

poemas de muita sensibilidade que refletem uma poesia de afirmação da vida, do trabalho e do amor,com a dádiva de um testemunho vivido e experimentado por uma pessoa que existiu,viveu e conviveu,experimentou e aprendeu,edificou e frutificou,enfim,viveu plenamente, e deixa de herança a experiencia de sua trajetória de luta, de vida, os seus passou pela terra e o seu legado. Parabéns pelo blog e pela generosidade e sensibilidade de dividir este legado com o mundo. A vida continua,a luta continua!

Jacques em 8 de dezembro de 2011 às 16:22

Obrigado! Guto! Gostamos muito dos seus belos comentários a respeito do nosso querido Pai, Rui Albuquerque de Souza.São menságens escritas por quem o conheceu com muita profundidade.O legado dele realmente foi a sua própria vida.Abraço ao seu pai e a toda sua família.
Jacques;Rui Jr; Lúcia.

sandra em 10 de dezembro de 2011 às 10:44

Parabéns Jéssica por ter em seus gens alguém tão sensível,atual e belo.Que seu legado continue servindo de exemplo não só aos familiares, mas a todos.Bela iniciativa essa de compartilhar momentos que retratam a luta, a sensibilidade e a vitória.

Jacques em 6 de janeiro de 2012 às 12:09

O Sr.Rui Albuquerque meu pai tinha uma habilidade que foi muito explorada pelas empresas nas quais ele trabalhou. Ele conseguia organizar a empresa aumentando e produtividade e diminuindo o número de funcionários. Por isso o empresário dono da Postes Cavan Sr. Jacques adorava o Sr. Rui.Ele era enviado para as filiais da empresa em todo o País e lá chegando fazia uma auditoria que espantava os desonestos e os que não vestiam a camisa da empresa.Quando ele foi enviado para Pernambuco de 50 funcionários ele deixou a empresa com 25.Um funcionário demitido foi até o escritório do Sr. Rui sacou uma faca, arrancou a sua própria bota, deixou-a em tiras e disse que faria o mesmo com o Sr. Rui. O Sr. Rui ordenou que ele costurasse a bota.O funcionário falou que o Sr.Rui só tinha coragem por causa de seu revolver sempre preparado embaixo do braço. O Sr. Rui pegou seu revolver colocou dentro da gaveta; sacou uma faca da cinta e disse:agora estamos iguais.Vamos nós dois para fora.Conclusão da história? O ex-funcionário trouxe a bota costurada algumas horas depois e se retirou da empresa.Quem me narrou esta história foi o Dr. Hélio Toledo.
Em tempo: Meu pai deu-me o nome de Jacques em homenagem ao seu patrão e amigo Jacques de France.
Jacques Albuquerque.

Jacques em 10 de janeiro de 2012 às 16:10

Na Postes Cavan de Osasco um funcionário ganhou na loteria e foi falar com o Sr. Rui.Disse ele:"Eu não vou trabalhar para filho da puta nenhum mais.Vim solicitar minha demissão".O Sr. Rui respondeu:"Espero que a expressão que você utilizou não se refira a minha pessoa.Sim ou Não!". "Pelo amor de Deus, disse o funcionário, eu não quis me referir ao senhor".O funcionário saiu da empresa comprou um Aero Willis zero Km.Separou da mulher e foi se aventurar por aí.Após 6 meses esse ex-funcionário aparece na Postes Cavan e pede para falar com o sr. Rui."Sr.Rui! Posso voltar a trabalhar.Perdi todo o dinheiro que ganhei na loteria". Respondeu então o Sr. Rui:"Você já está empregado.Pode começar amanhã".
Esta história retrata o jeito, o perfil deste homem que procurava apenas ser justo.Às vezes severo, mal compreendido mas sempre o eterno avô da Jéssica, da joice,do Vinícius e do Dimas.
Pai do Jacques,Rui Jr. e Lúcia.
Jacques Albuquerque.

 
▲ Topo